Motorista de APP agora PODE SE TORNAR MEI – Microempreendedor Individual

Neste mês de agosto, o Diário Oficial da União publicou em seu portal, a Resolução Nº148, que Motoristas que utilizam Aplicativos de Transporte Privado, como Uber, 99, InDriver, Cabify, etc, agora podem se tornar Microempreendedores Individuais (MEI), categoria criada há 10 anos, que facilita a formalização em atividades econômicas. O processo, segundo o governo federal, deverá acontecer na prática dentro dos próximos dias.

Para você se tornar um MEI, basta acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção FORMALIZE-SE. A partir disto, basta seguir o passo a passo e preencher os dados, e quando solicitada a atividade, informar, a que corresponde ao CNAE 4929-9/00 – Motorista de Aplicativo Independente.

Após a formalização do cadastro, você se tornará um Microempreendedor Individual, e terá um CNPJ, podendo a partir de então emitir nota fiscal, e ter acesso a benefícios previdenciários. De acordo com a analista do SEBRAE Paraíba, Germada Espínola, “pagando em dia a contribuição mensal do MEI, eles terão acesso a todos os benefícios como, auxílio-doença, licença maternidade (no caso de mulheres), aposentadoria, entre outros. Como passam a ser empresa, eles também conseguirão ter mais facilidade de acesso ao crédito para, por exemplo, financiar um veículo”.

Para ter acesso a todos estes benefícios, se faz necessário estar em dia com a contribuição mensal, que deve ser paga pelo empreendedor, no caso dos motoristas, o enquadramento referente é o segmento de Serviços, e deve ser pago o valor mensal de R$54,90. Os boletos ficam disponíveis sempre no site do Portal do Empreendedor.

Caso você precise de auxílio ou ainda tenha dúvidas, o SEBRAE possui um canal, chamado “Fale com um Especialista”, ferramenta online disponível no site do SEBRAE.

 

Gostou desse Artigo?

Compartilhe este post!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Cadastre-se na nossa Newletter

Receba atualizações semanais dos nosso conteudos em primeira mão

Outros conteúdos que podem te interessar