COMPRA DE SEGUIDORES É UM RISCO?


 

Parece uma ótima ideia, não é? Em um dia você possui poucos seguidores em sua página da rede social e milagrosamente você está com um bom número de fãs, só que isso também acarreta uma baita dor de cabeça.

Todo mundo quer ter mais seguidores em suas redes sociais, e no Instagram então nem se fala. Porém, muitas pessoas querendo crescer os números de forma rápida optam por comprar seguidores, inicialmente parecendo ser uma ideia excelente : uma solução com baixo custo, simples e com resultados que aparecem imediatamente . Basta um pagamento e a sua conta pessoal ou de seu negócio consegue vários seguidores de uma só vez.

Só que isso pode sair mais caro do que você imagina, e fizemos uma lista de motivos pra que pense muito antes de escolher fazer isso.

O que motiva uma pessoa a comprar seguidores no Instagram?

Essencialmente, usuários e empresas que optam pagar para adquirir usuários querem resultados imediatos, pois acreditam que um grande número de seguidores equivalem a uma conta bem rankeada e que pode atrair parceiros de negócios e o próprio Instagram, iria impulsionar a conta e a recomendaria para mais pessoas. É uma forma de “passar a perna” no sistema baseado em interações orgânicas.

No passado, o próprio Facebook teve muitos problemas com “fazendas de curtidas” que vendem curtidas para páginas e usuários, algo que a rede social, que também é dona do Instagram, sempre se opôs. No entanto, segundo relatos, a plataforma também se beneficiou do projeto.

As pessoas que compram seguidores no Instagram seguem o mesmo princípio. Ou seja, o anseio de inflar artificialmente as estatísticas do perfil para torná-las mais relevantes e atraentes para a plataforma e os anunciantes. Mas confiar em tais movimentos não apenas apresenta muitos riscos para o usuário, mas também não fornece os resultados desejados.

Comprar seguidores põe em risco a segurança de seu perfil

Outro motivo para não comprar seguidores no Instagram está relacionado à segurança: como a maioria desses perfis é usada para aumentar o número de bots, uma vez conectados à conta eles podem encontrar uma lista de contatos e seguidores legítimos, abrindo espaço para envio de spam e vírus, o que pode até levar ao roubo de dados da conta.

Além desses problemas, a compra de seguidores mata todas as métricas da sua conta. Com base no número enganoso de perfis que te segue, é impossível criar uma estratégia eficaz para engajá-los, pois eles não estão conectados de alguma forma ao seu, perfil. Se você tem uma conta comercial, ter 50.000 seguidores não significa nada se você não conseguir converter nem 1% desse número em vendas.

Com fãs de verdade é diferente: o diretor de perfil sabe com quem está falando, conhece o perfil do fã, quando acessa a conta, quais fotos gostou, quais notícias assistiu, links patrocinados que clicou e se isso resultou em venda.

E como o algoritmo do Instagram está em constante aprimoramento, ao optar pelo engajamento orgânico, quem optar por comprar seguidores perderá importância na rede social e não vai aumentar o alcance de seu perfil, ao contrário do planejado. Em última análise, seu conteúdo será considerado desinteressante e suas chances de alcançar usuários legítimos serão pequenas.

Crime e punição

 Como se não bastassem todos esses pontos negativos, quem opta pela compra de seguidores no Instagram corre o risco de violar os Termos de Uso da rede social, que proíbe práticas que prejudiquem o uso ou tragam riscos a outros usuários, como aumentar o acesso a bots potencialmente perigosos.

Via de regra, o algoritmo do Instagram foi programado para caçar e remover perfis, bots falsos e contas com grandes seguidores desse tipo também ficam na mira. Portanto, é muito provável que a compra de seguidores acabe levando à remoção do perfil do Instagram, já que essas contas estão entre as maiores responsáveis ​​pelo aumento de perfis falsos.

 

Mas a pergunta é: vale a pena ou não a compra de seguidores?

Não, por vários motivos, mas o principal é que os fãs comprados são inúteis. Isso porque o Instagram não depende apenas desse número para determinar se um perfil está prosperando ou não; O aspecto mais importante de uma rede social é o engajamento, a capacidade de uma determinada conta de mover seus seguidores para sua publicação.

Por exemplo, digamos que a empresa X, que comprou 5.000 seguidores, coloque posts no Reels no melhor dia e horário, esperando uma resposta do seu público. Mas as postagens têm um impacto muito baixo, quase nunca são visualizadas dentro de 24 horas após serem disponibilizadas.

E por que isto? A razão é simples, seguidores comprados não se conectam. Eles não comentam, curtem fotos, republicam posts, clicam em links patrocinados e, portanto, não compram produtos indicados ​​pelo usuário ou pela empresa. Eles nada mais são do que perfis falsos, geralmente bots que só funcionam para seguir um grande número de usuários pagantes e nada mais.

Ao analisar o ROI (Return Over Investment, ou Retorno sobre o Investimento), o usuário verá imediatamente que todo o dinheiro gasto em seguidores não será útil, pois aquele número grande e brilhante está vazio, já que esses perfis são ineficientes dentro de sua rede social.

A compra de seguidores pode ter o efeito oposto: usuários legítimos logo perceberão que algo está errado com aquele perfil e deixarão de segui-lo. Como resultado, o engajamento diminuirá em vez de aumentar, e em breve a conta terá apenas seguidores fantasmas que não fazem nada além de volume.

E aí, você ainda acha que comprar seguidores no Instagram é uma boa ideia?

Quer ver um vídeo do Canal ensinando a ganhar seguidores reais? Clica no Banner abaixo:

Gostou desse Artigo?

Compartilhe este post!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Cadastre-se na nossa Newletter

Receba atualizações semanais dos nosso conteudos em primeira mão

Outros conteúdos que podem te interessar

TIVA: O App de Cobrança Sem Mensalidades

Cobre seus Clientes sem Constrangimento Temos soluções tanto para atender profissionais que emitem cobranças para um pagamento único, para pessoas com clientes fixos e de

Como Posso Abrir um MEI pelo Celular?

Você sabia que podemos fazer um CNPJ de MEI (Microempreendedor Individual) rapidamente pelo seu celular? Entre as vantagens, está a possibilidade de negociar com outras