Aprenda a Retirar seu Certificado Digital [Passo a Passo]

Nesse artigo, você irá entender todo o passo a passo de como retirar um Certificado Digital, desde a hora que você adquire, até a hora de retirar para utilizar o certificado, pelos inúmeros motivos para o qual ele serve. Geralmente o pequeno empreendedor utiliza o e-CPF ou o e-CNPJ, que são mais comuns para autenticar a emissão de uma nota fiscal de serviço ou produto.

Por enquanto só é permitida a retirada online para quem precisa renovar seu Certificado. Caso você esteja retirando pela 1ª vez, tenho esse vídeo ensinando a retirar presencialmente, acesse aqui.

Se você adquirir uma validação online, é preciso então marcar um horário com o validador, para comprovar que você é você mesmo, respondendo algumas perguntas de segurança como, onde é sua empresa, seu CNPJ, e outras perguntas em relação à sua empresa. Se você se atrasar para a videochamada outra pessoa será atendida, e você terá que remarcar a validação. Se for um e-CPF, vão perguntar coisas como, onde você mora, qual seu CPF, etc.

Depois que você marcou o horário, e colocou seus documentos na plataforma, o validador entrará em contato, ou enviará um e-mail com um link para confirmação do agendamento, e outro e-mail com um código, para a confirmação do processo, onde logo em seguida, será possível abrir a sala de conferência da validação, com esse código copiado para a página que foi aberta com o link enviado por e-mail. Após você digitar o código, será solicitada uma senha, e essa senha é fundamental para liberar o certificado digital quando ele chegar depois.

A validação do certificado pode ser feita pelo seu celular ou por um computador, nos dois irá funcionar. É preciso ter câmera e computador para o validador poder lhe ver e ouvir. A videoconferência geralmente dura cerca de 15 minutos. O validador irá solicitar uma foto sua, sem óculos, sem máscara (caso você esteja usando no momento), e uma foto sua segurando um documento de identificação, geralmente RG ou CNH, para a câmera comparar se o documento está correto e regularizado para a confirmação do certificado.

Após o agendamento online, você será direcionado(a) para uma página padrão, pra você colocar seus documentos, para o validador comparar essas informações, e verem se estão batendo direitinho umas com as outras. O certificado digital serve para autenticar pessoas físicas e/ou jurídicas, então precisa estar constando as informações corretas.

Ao término da videoconferência, o validador enviará todos os documentos para a Certificadora responsável, para ela então fazer uma revalidação, que pode demorar até 30 minutos em média, e em seguida você receberá um e-mail confirmando o processo com sucesso. Caso seja indeferido, o validador entrará em contato, para informar algum erro durante o processo, mas é bem raro de ocorrer, se os documentos estiverem todos corretos.

O e-mail de confirmação do processo, informará o ticket que você está utilizando, para você poder retirar o certificado digital, e o link para você finalmente retirar o certificado. É só clicar neste link do e-mail, para abrir uma página de instalação, onde você irá colocar o número do ticket, que normalmente o validador lhe avisa antes. Não confunda o ticket para retirar o certificado com o código para abrir a videoconferência, são coisas diferentes, certo?

Assim que você colar o ticket e colocar a senha que você criou na hora de abrir a videoconferência, vai ter um botãozinho de instalação. Depois da instalação, seu Certificado aparecerá na área de trabalho do seu computador, em um arquivo PFX, para colocar em qualquer emissor de notas fiscais.

Para saber como emitir nota no seu Estado, temos esse outro artigo, clique aqui para ler.

Se tiver interesse em adquirir seu Certificado Digital, clique aqui e veja nossa oferta.

 

EMPREENDEDOR DE SUCESSO ESTUDA MUITO:

ASSINE NOSSO CONTEÚDO E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS E MATERIAIS. É GRÁTIS!


Clicando você aceita os Termos de Uso