NFCe: posso emitir na minha impressora fiscal?

Cupom Fiscal

O ECF – Emissor de Cupom Fiscal é uma impressora térmica que possui muito mais funções que uma simples impressora, ela possui 2 tipos de memória para armazenar dados de vendas e dados úteis que ajudam as Secretarias de Fazenda (SEFAZ) dos estados a fiscalizar os contribuintes mas será que fazendo tudo isso ela pode imprimir NFC-e?

Cupom Fiscal

A ideia do governo alí no início dos anos dois mil era conseguir ter controle sobre os dados de vendas dos contribuintes. Precisava saber venda a venda, como não havia internet esses dados eram processados e armazenados na impressora. Por conta de utilizar dados sigilosos os ECFs são blindados e somente empresas credenciadas podem dar manutenção nos equipamentos.  

 

O ECF não é só uma impressora

Impressora fiscal Bematech

Imagine que um computador com 2 memórias, produzido sob uma rígida legislação apenas por brasileiros, com o único propósito de fiscalizar e que, ainda por cima, não funciona sozinho: precisa de um computador e um software homologado. O alto custo do ECF foi um empecilho, tanto para o fisco como para o contribuinte. Foi então que desenvolveram uma nova tecnologia: o NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e, logo em seguida, o NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).

Vamos falar mais da nova tecnologia em outro artigo, mas a questão é que o NFC-e faz com que todo aquele aparato tecnológico usado para processar vendas para o fisco saia da responsabilidade do contribuinte e vá para o próprio fisco via internet. Agora, o fisco recebe as informações em tempo real e faz o trabalho de processar e armazenar os dados das vendas.

Como o ECF foi feito para processar e armazenar vendas, ele não serve para imprimir NF-e nem outro documento fiscal, e precisa ser cessado. Por tanto não tente reaproveitar o seu ECF, pois antes de cessar você não pode violá-lo, sob pena de multas altas. Assim como não pode violá-lo, também não pode esquecê-lo. Nesse caso, leve imediatamente seu ECF à uma empresa credenciada e faça o processo correto de cessação.

 

Clique aqui para saber o que você precisa para emitir uma NFC-e.

 

Gostou desse Artigo?

Compartilhe este post!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Cadastre-se na nossa Newletter

Receba atualizações semanais dos nosso conteudos em primeira mão

Outros conteúdos que podem te interessar

Criando seu site do zero em vinte minutos no Google Sites

  Download de material gratuito para ajudar você a criar seu site: https://conteudo.otimizeseunegocio.com/material_para_sites_gratis Precisa de um sistema de gestão GRATUITO que lhe auxilie com seu fluxo de

Marketing

Separe as Contas da Empresa o MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

  Separe a partir de hoje todas as contas da sua empresa, para poder controlar de forma mais assertiva e econômica todos os gastos do