Etapas Necessárias Para Registrar Sua Marca

Qualquer Pessoa Jurídica ou Física, com atividade legalizada, pode solicitar o Registro de Marca. O INPI realiza o concede e o registro então, terá a validade de 10 anos, sendo esses prorrogáveis. Nesse artigo, você vai conferir quais etapas são necessárias para obter o Registro de Marca do seu Negócio. Confira:

ETAPA 1:

A empresa ou pessoa física deve realizar de busca preliminar no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, sobre os termos pertinentes ao registro e, assim, verificar a disponibilidade da marca para registro.

ETAPA 2:

Após avaliar a disponibilidade da marca para registro, emitir Guia de Recolhimento da União – GRU referente ao protocolo.

Valores do INPI:

Pedido de Registro de Marca Nacional (requerimento inicial) – R$ 142,00 (cento e quarenta e dois reais), a ser paga antes do protocolo;

 * Valor para: microempresas, microempreendedor individual e empresas de pequeno porte.

ETAPA 3:

O INPI avaliará a documentação juntada pelo requerente e, caso esteja de acordo com as normas previstas na Lei de Propriedade Industrial, abrirá prazo de 60 (sessenta) dias para oposição de terceiros.

ETAPA 4:

Caso o pedido de registro de marca não tenha sofrido nenhuma oposição, o INPI avaliará se a marca está de acordo com as normas referentes ao registro, prevista na Lei de Propriedade Industrial.

ETAPA 5:

Ultrapassadas as fases de análise SEM INTERCORRÊNCIAS, o pedido de registro de marca será deferido.

Deverá ser paga a primeira proteção de 10 (dez) anos e emissão do Certificado (após a concessão do registro), no valor de R$298,00, (duzentos e noventa e oito reais) a ser paga ao final do procedimento, após aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses.

* Valor para: Microempresas, Microempreendedor individual (MEI), e empresas de Pequeno Porte.

Quer saber mais sobre Registro de Marca? Clique aqui.

Gostou desse Artigo?

Compartilhe este post!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Cadastre-se na nossa Newletter

Receba atualizações semanais dos nosso conteudos em primeira mão

Outros conteúdos que podem te interessar

Gestão & Organização

[Passo a passo] Como resolver erro no EasyGestor

O EasyGestor é um sistema de gestão de pequenas empresas disponibilizado de forma gratuita e que pode ajuda-lo na gestão financeira e fiscal da sua

Certificado digital
Legislação

5 motivos para preferir o certificado A1 (e não o A3)

[button type=”success” size=”lg” link=”http://bit.ly/landing-comprar-certificado” tooltip=”Ir até um link seguro para compra de Certificado Digital” ]COMPRAR CERTIFICADO DIGITAL[/button] [button type=”default” size=”lg” link=”http://bit.ly/certificado-digital-saber-mais” tooltip=”Um consultor especializado irá