O poder da comunicação no meio das vendas.

Você se lembra da primeira vez que foi ao McDonald ‘s? Ou da primeira vez que você resolveu entrar no Youtube? Alguém de dentro da matriz dessas companhias precisou ir pessoalmente até você e te convencer a consumir seu produto ou o que quer que esteja dentro de seu serviço? Ou simplesmente ocorreu de forma, vamos dizer, natural, o boca a boca, ou alguém te levou até lá? Eu sou o Vitor, e hoje entraremos na parte mais essencial de qualquer venda: A Comunicação.

 

O QUE É A COMUNICAÇÃO NESSE MEIO?
A comunicação no meio de vendas, se resume a veiculação de ideias. Um consumidor não vai até seu produto ou serviço sem saber o quer achar lá. Ele já tem uma ideia pré-definida do que quer, então cabe a você convencer a ele que seu produto ou serviço é superior aos outros concorrentes, que o que você está tentando vender é a solução para o problema dele. Uma técnica bastante utilizada é a de praticar uma escuta ativa. Entender todos os problemas de seu consumidor, escutar tudo o que ele tem a dizer, e usar todas essas informações a favor de sua comunicação. Usada geralmente como um método de persuasão para obter uma conexão emocional conhecida como Rapport, que é usada para criar sintonia e empatia entre os mediadores da conversa. As pessoas só compram daquilo que elas conhecem.

 

Vamos dizer que você se encontra atrás de um produto, e tem duas empresas onde você pensa em obter ele, uma se mantém ativa dentro de sua comunicação com seus consumidores, enquanto isso, a outra que vende o mesmo produto, não mantém nenhum tipo de relação com seus compradores. Com quem você vai comprar? Obviamente com aquele que estabeleceu algum tipo de relação emocional com você, não importa se o preço possa ser mais caro. Isso tudo gera uma sensação de confiança e gratidão com o consumidor.
TIPOS DE COMUNICAÇÃO
Para facilitar, podemos dividir em 2 tipos: 

 

  • Comunicação Direta:
Funciona, como já diz o nome, de maneira direta. O vendedor entra em contato diretamente com o consumidor, como no exemplo que acabei de dar. Seja pelo whatsapp, e-mail, direct do instagram e facebook ou até mesmo comentários do Youtube. Onde o vendedor oferece seu produto ou ideia de maneira mais objetiva, deixando claro todas as suas intenções.

 

  • Comunicação indireta:
Funciona quando há um intermediário entre o vendedor e o consumidor, como os exemplos que eu dei no início sobre o McDonald ‘s e o Youtube. Eles não precisam ir de porta em porta, ou de e-mail em e-mail pra te convencer a comprar o produto ou consumir o serviço deles, as pessoas simplesmente vendem por eles. O boca a boca e todo o hype criado em torno dessas marcas acabam gerando um interesse comum, onde pessoas acessam eles quase que de maneira

 

Com isso, é necessário compreender melhor seu nicho de mercado, e o público que você deseja atingir. Dentro do marketing, tudo depende de estratégia, e estratégia vem apenas com o estudo certo de sua área, e o mais importante, de seu público.

 

E agora vai uma dica para lhe ajudar: Para veicular uma ideia, você além de precisar saber o que está falando, precisa saber também pra quem está falando, você precisa entender seu cliente, mas especificamente criar uma ficha técnica, do que para você, seria seu cliente ideal, possibilitando assim, criar estratégias de marketing ideais. Nós chamamos isso de “Buyer Persona”, ou somente “Persona”. E é uma estratégia importantíssima, pois desse jeito você consegue adentrar melhor na mente de seu cliente, e entender o que faz ele comprar, o que ele quer comprar. Visando o ditado “Quem vende para todos, não vende para ninguém”. Seus esforços devem ser unicamente direcionados.

 

Exemplo: Você escolhe uma cliente chamada “Juliana”, que possui X de renda mensal, X de problemas e X de objetivos com seu produto. Com isso, você vai basear suas estratégias direcionada somente para essa persona que você criou, e consequentemente, vendendo para todos os clientes que possuem o mesmo problema e atributos que a sua “Juliana” possui. 

Gostou desse Artigo?

Compartilhe este post!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Cadastre-se na nossa Newletter

Receba atualizações semanais dos nosso conteudos em primeira mão

Outros conteúdos que podem te interessar

Dicas & Hacks

5 Apps Indispensáveis para Todo MEI

A rotina de um Microempreendedor Individual (MEI) pode ser desafiadora. Entre a gestão das finanças, a organização de tarefas e a comunicação com clientes, é

Dicas & Hacks

Dicas de Fazer Renda Extra [GANHE DINHEIRO SEM CUSTOS]

Nesse artigo, viemos complementar o vídeo do Canal, sobre as 20 dicas valiosas para conquistar uma renda extra e dar um impulso nas finanças. .