Conheça os modelos de negócio do E-Commerce

 Com o boom da internet nos últimos anos,  o mercado online vem cada vez mais se tornando a área principal de vários empreendedores, seja dentro ou fora das redes sociais, e em cima disso surgio o E-commerce, que de maneira direta, é um comércio digital que abrange várias  estratégias de vendas online, conhecido como canais, e nesses canais podem ser citados: Lojas virtuais, E-mail Marketing, Marketplace e Redes sociais. Ou seja, canais pelos quais possibilita você realizar seus negócios e vendas online, o ferecendo inúmeras vantagens tanto aos próprios lojistas, quanto aos consumidores. Existem vários formatos de negócios dentro do E-commerce. Quatro, para ser mais específico, e caso você não saiba, estarei aqui lhe explicando cada uma delas, e ajudar você a se posicionar no seu nincho de maneira correta e mais clara.

B2B (Business to Business)

O e-commerce B2B (na tradução para o português: Negócio para Negócio) é aquele relacionado ao comércio entre empresas. São basicamente empresas que vendem para outras empresas, não conversando diretamente com o cliente final. Inclui produtos como matérias-primas, peças de automóveis e maquinários, ou outros tipos de mercadorias, desde que sejam destinadas a outras empresas. A relação comercial B2B tem certas especificidades, como público-alvo restrito, transações com maior volume financeiro e processo de compra mais complexo e burocrático. Em casos maiores podemos citar a aquisição da Fox pela Disney, ou a da ZeniMax Corp. pela Microsoft.

 

B2C (Business to Consumer)

O modelo B2C (Negócio para Consumidor) é o modelo mais comum, justamente por ser o que corresponde à venda de empresas para o consumidor. Ou seja, toda loja que vende os seus produtos diretamente aos clientes, é B2C. Por essa razão, essa estratégia é adotada pela maioria dos varejistas tradicionais, que não precisam de intermediários para atender aos clientes. Algumas das características do B2C são: público-alvo amplo, maior número de consumidores e ticket médio geralmente mais baixo, por exemplo. Este modelo também permite que os lojistas trabalhem com inúmeras categorias e vendam uma infinidade de produtos.

 

C2C (Consumer to Consumer)

O comércio C2C (Consumidor para Consumidor) é realizado entre consumidores, que comercializam produtos entre si. É uma relação mais informal que as anteriores, já que pode acontecer por meio de redes sociais e fóruns de discussão. Entre exemplos posso citar Ebay, OLX, Mercado Livre e outros sites que potencializam essa relação, geralmente caracterizados pela venda ou troca de itens usados.

 

D2C (Direct to Consumer)

O comércio atacadista representa bem o modelo D2C (Direto para o Consumidor), que é realizado entre fabricantes e consumidores. Ou seja, é quando o cliente compra diretamente do fornecedor, pagando valores mais acessíveis – por isso o termo “preço de fábrica”. As empresas vendedores podem ser, além de fabricantes, indústrias, franqueados, distribuidores, entre outros. Algumas das categorias que vêm trabalhando com este tipo de relação comercial são as de roupas e calçados, têxtil, eletrodomésticos e automóveis. A Tesla é uma marca que trabalha com o comércio D2C, já que vende os seus carros diretamente para os clientes, sem mediação de concessionárias.

Dessa forma, já ficou mais possível vizualisar as áreas do mercado para você se posicionar de maneira correta e atrair bem mais os clientes corretos.

Gostou desse Artigo?

Compartilhe este post!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Cadastre-se na nossa Newletter

Receba atualizações semanais dos nosso conteudos em primeira mão

Outros conteúdos que podem te interessar

Gestão & Organização

Como instalar o Emissor Gratuito?

Antes que você veja sobre o emisssor gratuito do SEBRAE, acabou de ser lançado o EMISSOR GRATUITO DO EASYGESTOR, que pode emitir notas fiscais até

Legislação

Etapas Necessárias Para Registrar Sua Marca

Qualquer Pessoa Jurídica ou Física, com atividade legalizada, pode solicitar o Registro de Marca. O INPI realiza o concede e o registro então, terá a