2023 Promete Muitas Novidades Para Você Que é MEI

Novidades 2023 para quem é MEI

 

No dia 29 de julho, o Comitê Executivo do Simples Nacional (CGSN) publicou no Diário Oficial da União, que quem for MEI e prestador de serviço, poderá emitir Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (NFS-e) por meio do Simples. O portal. Nacionalmente a partir de 1º de janeiro do ano via computador ou aplicativo móvel.

Sete em cada dez empresas que atuam no Brasil são formadas por Microempreendedores Individuais (MEIs), segundo balanço do Ministério da Economia. São 19.373.257 empresas, das quais 13.489.017 são empreendedores emergentes (69,6% do total).

O número foi aumentado pela pandemia de Covid-19, quando muitos se viram sem emprego e abrindo seus próprios negócios. Esta seção favorece esta lei tributária para simplificação.

E de acordo com as novas regras, até janeiro de 2023, a obrigatoriedade de emissão de nota fiscal será retirada, quando o serviço for prestado às empresas. Dessa forma, o processo será opcional, até o próximo ano e o MEI precisará informar o CPF ou CNPJ do mutuário, o tipo de serviço prestado e o valor para emissão do documento.

Após o provedor emitir a nota fiscal, o serviço push (notificação na tela do aparelho) transmite a nota fiscal diretamente para o celular do mutuário, que pode visualizar todas as NFS-e recebidas.

Segundo o Sebrae, com a liberação da NFS-e, o MEI não exigirá Declaração Eletrônica de Serviços ou documento fiscal municipal referente ao ISS para a mesma atividade ou prestação de serviço. Essa iniciativa também beneficiará empreendedores emergentes de cerca de 13 bilhões.

Por fim, vale ressaltar que as notas fiscais eletrônicas não podem ser utilizadas para atividades de comercialização de mercadorias ou qualquer tipo de serviço sujeito ao ICMS.

Com isso, os órgãos responsáveis ​​já estão trabalhando em como implementar esse tipo de serviço para aqueles MEI que comercializam mercadorias ou produtos de forma que possam ser utilizados a partir de abril de 2023.

 

O que é Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)?


A Nota Fiscal de serviço Eletrônica é utilizada quando há prestação de serviço de qualquer natureza, como clínicas, academias e consultórios em geral.

Portanto, é um documento que legaliza uma transação entre um comprador e um vendedor, seja em ambiente físico ou digital. A NFS-e ainda pode ser utilizada como recibo e tem validade jurídica e financeira.

Atualmente, a emissão é feita por meio do site da prefeitura municipal onde está localizada a sede da empresa fornecedora. Com o Portal do Simples, haverá integração de notas.

 

Veja 3 dicas de empreendedorismo para aumentar seu faturamento:

Você é MEI (microempreendedor individual) ou está começando seu primeiro negócio do zero? As chances são de que você tenha que enfrentar uma série de desafios com os quais nenhuma faculdade ensina como lidar. Problemas de burocracia de formalização de empresas; aquisição e fidelização de clientes; aumento da renda; Estrutura do produto…

E se você está começando de forma independente ou com uma equipe pequena, é mais provável que você faça tudo sozinho.

 

1) Não economize com um bom funcionário

Pode parecer natural para um empreendedor de primeira viagem querer reduzir o máximo possível o custo com funcionários, contratando pessoas com salários mais baixos e evitando um grande investimento em recursos humanos. 

Mas aí é que está o primeiro erro que pode ser “fatal” para os empreendedores, estejam eles no começo da carreira ou mais avançados. 

Um único colaborador motivado vale mais para o seu negócio do que três funcionários que estão lá só para receber o salário no fim do mês. E isso é atestado com dados: uma pesquisa da especialista global em carreiras Right Management revelou que profissionais motivados são 50% mais produtivos.

Em vez de economizar, você precisa de treinamentos, processos internos e investimento pesado para ter uma equipe de alta performance.

Ao contratar bons profissionais e treiná-los,  você consegue aumentar sua operação, atendendo um número muito maior de pessoas diariamente. Consequentemente, seu faturamento também cresceu. Isso tudo sem perder a qualidade do serviço, pela qual ficou conhecida.

 

2) Primeiro otimize sua operação, depois invista na estrutura

A segunda dica “de ouro” pode parecer contra-intuitiva. E é exatamente por isso que os empreendedores que o utilizam obtêm uma vantagem competitiva.

Seu primeiro foco não deve estar na estrutura do seu negócio, mas no desempenho.

Tudo se torna prático quando fica otimizado, então se você precisa emitir notas fiscais, não esqueça de escolher um bom sistema de gestão e emissão de nota e adquirir seu certificado digital.

 

3) Não perca o foco ao pensar que o ‘comércio do vizinho é mais verde’

A terceira e última dica é: mantenha o foco e pare de pensar que você precisa expandir para outras áreas para ganhar dinheiro.

Em vez de se concentrar em produtos e serviços que os diferenciam dos demais, muitos empreendedores procuram expandir para diferentes áreas, esperando aumentar sua renda dessa maneira.

Mas o que acontece é o seguinte: você se torna “mais um” na multidão, oferecendo produtos e serviços comuns, ao invés de ser referência em determinado campo, reconhecida por sua qualidade e excelência.

Você tem mais chance se focar no que faz bem, a ponto de proporcionar ao seu cliente uma experiência incrível, ao invés de ir para um público de massa e oferecer um produto ou serviço medíocre

Fique sempre por aqui conosco,  estaremos produzindo conteúdos relevantes e de qualidade pra vocês!

Gostou desse Artigo?

Compartilhe este post!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Cadastre-se na nossa Newletter

Receba atualizações semanais dos nosso conteudos em primeira mão

Outros conteúdos que podem te interessar

Gestão & Organização

Como Encerrar Um MEI: Passo a Passo Fácil e Gratuito

No mundo empreendedor, muitas vezes começamos pequenos, com grandes sonhos. O MEI (Microempreendedor Individual) tem sido a porta de entrada para muitos brasileiros que desejam

Gestão & Organização

Como Fazer Código de Barras GRÁTIS E RÁPIDO

Para baixar o programa e gerar código de barras gratuitamente, acesse: https://conteudo.otimizeseunegocio.com/como-fazer-codigo-de-barras Precisa de ajuda profissional? Acesse: https://conteudo.otimizeseunegocio.com/quero_ajuda_com_codigo_de_barras         #codigodebarras #comofazercodigodebarras #criarcodigodebarras #codigodebarrasgratis