fbpx
Pular para o conteúdo

Pequenas empresas: entenda como o código de barras pode auxiliar você

Se você tem uma empresa com venda direta de produtos ao consumidor, você com certeza já se questionou em algum momento sobre os códigos de barras, como implantá-los, como eles funcionam e quais as suas vantagens. Algo tão rotineiro em nossas vidas, que vemos todos os dias em produtos nos mercados, ainda gera bastante dúvida em muitos empresários.

Um código de barras funciona como uma espécie de RG do seu produto, garantindo que não há outro igual a ele pelo menos na mesma base de dados. Ele é a representação gráfica da sequência de algarismos que vem impressa logo abaixo dele ou não, com a vantagem que as barras são identificadas de forma mais rápida e sem qualquer risco pelos leitores de código de barras. Neste artigo, explicamos mais detalhadamente o que são os códigos de barras, como funcionam e quais os formatos mais usados.

Em uma pesquisa desenvolvida pela Associação Brasileira de Automação – GS1, onde foram feitas entrevistas com empresas da indústria, comércio e agronegócio com produtos para o consumidor final, cerca de 87% dos produtos que circulam no varejo já possuem código de barras implantado. Desses empresários, 90% já entendem que o código de barras é importante para as vendas e para a gestão e automação de processos de seu negócio.


Você deve estar se perguntando: minha empresa precisa ter seus produtos com código de barras? É obrigatório? A resposta é não. A legislação em momento algum obriga a sua empresa a ter o código de barras nos produtos. Por outro lado o seu uso é de tal importância que se você vende para uma empresa de médio porte para frente certamente terá que ter algum código no seu produto. Porém, quem possui garante muitos benefícios para o seu negócio. Vamos entendê-los agora.

Como a sua empresa pode se beneficiar com a utilização do código de barras:

Reduzir custos é algo que toda empresa busca, certo? A implantação dos códigos de barras pode auxiliar você nisso, otimizando processos e eliminando erros recorrentes de digitação, de identificação de mercadoria ou falta de dados.

Motivos não faltam para apostar nessa tecnologia em pequenas empresas, aqui destacamos alguns:

Otimização do tempo: a leitura de uma etiqueta é feita de forma bem rápida. Os produtos no seu sistema também podem ser identificados de forma muito mais ágil.

Redução de custos: a empresa economiza mais, pois diminui o retrabalho recorrente de digitação ou de identificação de mercadoria, dando mais agilidade na execução das tarefas, e, assim aumentando a produtividade.

Previne transtornos com o fisco: com o código de barras, ao prestar contas com o governo, ele terá todas as informações necessárias. Isso contribui, por consequência, para o pagamento de tributos de acordo com o que é comercializado. Assim, a sua boa reputação está garantida, o que é benéfico ainda para negociar com outras empresas.

Baixo índice de erros: o sistema de código de barras tem uma margem de erro de 1 em cada 3 milhões de caracteres. Há uma integridade de dados muito maior.

Controle de estoque: é possível saber ter um maior controle de como as coisas estão acontecendo na sua empresa. O que está vendendo e o que não está.

Segurança: ter seus produtos com código de barras imprime um aspecto mais profissional a sua empresa, trazendo mais confiança ao consumidor, que sabe que existe a garantia de uma empresa reconhecida atrás daquele produto.

Fácil implantação: a adesão não requer treinamento ou capacitação, com um uso realmente simples e intuitivo, sem perder tempo ou dinheiro.

Já percebeu que o código de barras pode ser uma vantagem competitiva enorme para a sua empresa, né? A adoção de códigos de barras causa um impacto positivo e, obviamente, atinge o cliente, que se sente satisfeito em ter sido atendido com agilidade.

Para que a sua empresa possa aproveitar os benefícios da implantação do código de barras com toda a eficiência, você acabará percebendo que será necessário um sistema eficaz que auxilie sua empresa não apenas a emitir todas as notas fiscais, mas também a gerenciar os produtos, estoques e vendas. Dessa forma, é muito mais fácil cuidar da empresa, se dedicar aos negócios e vencer a concorrência. Caso você queira tentar fazer seus próprios códigos de barras, assista ao vídeo abaixo ou se inscreva aqui para começar a fazê-los.

EMPREENDEDOR DE SUCESSO ESTUDA MUITO:

ASSINE NOSSO CONTEÚDO E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS E MATERIAIS. É GRÁTIS!


Clicando você aceita os Termos de Uso