5 problemas que você EVITA automatizando sua empresa

Que empresa não tem problemas? No artigo de hoje, vamos entender que os problemas do nosso negócio podem ser resolvidos facilmente com uma mãozinha da tecnologia. O primeiro passo é: entender as necessidades do seu negócio. E a grande sacada é você perceber que chegou o momento automatizar sua empresa. É necessário avaliar quais processos podem se tornar automatizados e quais são os pontos mais importantes. A partir daí, é possível definir que tipo de solução de automatização precisa ter, para que você invista o mínimo e obtenha máximo retorno.

 

5 problemas que você evita automatizando sua empresa.

Se você ainda reluta ou não sabe as vantagens de automatizar a sua empresa, leia este artigo! Entenda quais problemas você pode evitar para parar de PERDER DINHEIRO.

Não importa o tamanho da sua empresa, automatizar processos se tornou algo de extrema importância. É de conhecimento geral que sistemas de gestão de empresas é uma das principais formas de garantir a organização e a produtividade em meio a um mercado cada vez mais competitivo. 

  1. DIMINUIÇÃO DE CUSTOS

Diminuição de custos

Já de início, precisamos deixar bem claro que a aquisição de softwares para gestão de negócios não é um gasto. Muito pelo contrário, deveríamos encarar a automatização da sua empresa como um investimento que pode gerar uma significativa redução de despesas e até o aumento da receita no médio prazo.

Os processos manuais consomem muito mais tempo do que processos automatizados, isso acaba impactando diretamente na produtividade e como consequência, acaba afetando também a lucratividade da sua empresa. Vejamos alguns exemplos de processos manuais que podem ser substituídos por processos automatizados: Com a digitalização de documentos descartamos o uso de documentos impressos como: papel, tinta, local de armazenamento etc.

Dados informatizados podem ser compartilhados e armazenados em servidores em nuvem, aumentando o nível de segurança dos dados, coisa que é impossível fazer com dados preenchidos em planilhas e encadernados de documentos. Aumento considerável na produtividade dos funcionários e evita o desperdício de mão de obra com tarefas mecânicas e repetitivas.

 

       2. PERDA DE CONTROLE

Sabemos que a grande massa de micro, pequenos e médios empresários têm uma grande dificuldade em ter controle de tudo que entra e sai do seu negócio. No entanto, ter esse controle é extremamente importante, porque é a partir desse controle inicial que você realmente poderá tomar as rédeas da sua exemplo. Por exemplo, quando você começar a controlar o seu estoque, automaticamente você consegue controlar os seus custos, e, em cima disso, já consegue enxergar o lucro em cima dos produtos e serviços de maneira rápida e correta. Um outro exemplo é o controle de datas de vencimentos dos seus produtos perecíveis, para não ter prejuízos e também ter informação para saber quando deverá fazer promoções com produtos próximos do vencimento, conquistando ainda mais seus clientes e evitando perder dinheiro.

 

3. OTIMIZAR A PRODUTIVIDADEAumento de produtividade

A automatização dos processos é executar em sistemas automatizados tarefas que eram realizadas manualmente. Automatizar os processos que não exijam uma pessoa, é uma forma eficiente de aproveitar os recursos de que uma empresa dispõe.

Afinal, assim os colaboradores ficam livres de tarefas que podem ser realizadas pelo sistema, o que evita que ocorra uma sobrecarga de trabalho e permite que eles se dediquem a realizar projetos mais relevantes e estratégicos para a empresa.

 

      4. PROCESSOS MANUAIS X FALHA HUMANAFalha humana

A utilização errada de alguns recursos pode trazer grandes problemas nos processos. A falta de atenção do colaborar, ou mesmo preparo, em utilizar as ferramentas necessárias colabora em falhas nos resultados. Afinal, o ditado diz que “errar é humano”.

Quando se contrata um novo funcionário é natural que o mesmo passe pelo processo de conhecimento do local de trabalho. Ter uma estrutura informatizada acelera esse processo e faz com que o novo contratado aprenda e execute rápido a função. A não automatização dos processos aumenta os riscos de falha humana.

Por exemplo: Imagine que estamos levantando um inventário anual e o funcionário errou na conferência de determinado produto, e isso acarretou em um prejuízo altíssimo, como, por exemplo, uma multa ou perda de mercadoria. Não seria bem mais fácil se tivesse um sistema na empresa que gerenciasse isso?

O próprio sistema gera em relatório, gráfico, planilhas todo o inventário que foi registrado e isso em poucos cliques de mouse. Pense bem na praticidade e segurança que esse cenário traria para sua empresa e evitaria prejuízos desnecessários.

 

5. ANÁLISE DE DESEMPENHO

Quando automatizamos a empresa, o ganho é gigantesco. Isso porque as informações que o sistema nos dá geram diagnósticos muito eficientes sobre o desempenho. Relatórios, planilhas e gráficos são facilmente gerados mensalmente, semanalmente ou até diariamente, em tempo real. Isso facilita a análise da situação real de cada área da empresa, e nos dá um poder competitivo transformador. Basta um comando para identificar erros, quedas, aumentos e acertos das atividades. Você tem a informação que precisa para saber exatamente como agir, sem achismos e, portanto, com muito menos risco.

Por exemplo: Saber o fluxo de vendas é essencial. Imagine uma situação em que determinados dias do mês o movimento é bem maior do que em outros, ou seja nesses dias o faturamento é maior. Em cima disso, o sistema gera um relatório com esses dados e com essas informações, e então o empresário pode elaborar promoções nos dias em que as vendas caem, justamente para tentar manter sempre um bom faturamento médio e manter a loja sempre cheia ao longo do mês.

 

EMPREENDEDOR DE SUCESSO ESTUDA MUITO:

ASSINE NOSSO CONTEÚDO E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS E MATERIAIS. É GRÁTIS!


Clicando você aceita os Termos de Uso