6 Formas de melhorar seu empreendimento inicial

Separamos aqui 6 formas de melhorar seu empreendimento para você alavancar sua empresa, caso ela se encontre em um estágio inicial de Mercado. Confira abaixo esse artigo totalmente gratuito e feito por especialistas no assunto.

 

1- Não misturar as coisas:
Se você é dono de uma pequena empresa, ou conhece alguém que seja, vai perceber que este é um dos erros mais comuns, e por isso, o primeiro da nossa lista. A confusão patrimonial é caracterizada, quando o empresário utiliza o dinheiro da empresa para efetuar pagamentos de cunho pessoal, como mensalidade da escola dos filhos, fatura de cartão de crédito, boletos de conta de água, luz, telefone, entre outros exemplos que se encaixam na prática. O dono deve ter uma retirada mensal fixa, conhecida como pró-labore, e deve ser encarada como um salário, como qualquer outro funcionário desta empresa. Gastos extras devem ser evitados e os recursos que entram devem ser aplicados para o crescimento da própria empresa.

2- Definir um plano de negócios:
Você já ouviu falar de Business Model Canvas (modelo de negócios Canvas)? É uma metodologia muito utilizada atualmente, por ser uma forma interativa e prática de planejar seu negócio. Ele basicamente permite que seu negócio seja visualizado em uma única página, através de nove blocos – principalmente por meio de desenhos -, que enquadram quatro áreas principais de uma empresa: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Os blocos estão relacionados a quatro pilares: como (infraestrutura); o que (oferta); quem (cliente); quanto (finanças).

Conheça agora os nove blocos do BMC:

  • Proposta de valor: Tente resumir em uma frase os benefícios do seu negócio para seu cliente, e sua oferta de valor;
  • Segmento de cliente: Aqui você definirá seu nicho, ou seja, qual fatia do mercado deseja atender. Estude o perfil do seu público;
  • Canais: Pense em estratégicas de comunicação, distribuição e vendas;
  • Relacionamento: Deve-se pensar em como sua empresa irá manter um bom relacionamento com os clientes, para atraí-los em comparação com seus concorrentes.
  • Receitas: Quanto e como seu cliente está disposto a pagar pelos benefícios que você oferece? Aqui você deve gerar outras formas de receitas como mensalidades, assinaturas, licença, entre outras.
  • Recursos: Relacione os ativos necessários, físicos e intelectuais, como equipamentos, máquinas, recursos humanos e patentes.
  • Atividades: Defina as atividades mais importantes do seu negócio para que a empresa funcione corretamente, para que a proposta de valor seja realizada.
  • Parcerias: Você precisará de parceiros, fornecedores, ou mão de obra  terceirizada? Identifique todo o apoio necessário que irá ajudar você a entregar o melhor para seus clientes.
  • Estrutura de Custos: Pontue todos os gastos que serão necessários para operacionalizar seu negócio, como recursos, atividades, canais, parcerias.

3- Organização financeira:
Provavelmente o tema que gera mais dúvidas e dificuldades ao empresário. A gestão financeira deve ser tratada sempre como prioridade no ramo dos negócios. É fundamental entender o mínimo possível para buscar orientações necessárias. Burocracias e taxas tributárias precisam ser levadas em consideração. Um profissional de contabilidade nessa etapa é sempre muito bem-vindo e irá lhe auxiliar da melhor maneira possível.

4- Cálculos errados:
Muitos empresários erram quando o assunto é definir preço e margem de lucro. Nem sempre o produto que vende mais e em menor tempo é o que automaticamente gera maior rentabilidade. Isso possivelmente se deve a cálculos equivocados, falta de conhecimento em Economia, entre outros fatores. Saiba que existem técnicas específicas para lidar melhor com essa tarefa. Procure sempre estar se atualizando em cursos online (muitos deles gratuitos); buscar consultorias com profissionais especializados, ou até mesmo fazer pesquisas de mercado, para conhecer sua concorrência, público e preço.

5- Marketing e divulgação:
Todo dia dezenas de novos negócios são abertos no Brasil. Mas como fazer para se destacar perante a concorrência? Pensar em estratégias de vendas, como por exemplo, fidelização, e-mail marketing, pacotes promocionais etc, são algumas maneiras do seu negócio começar a trazer benefícios para seus consumidores. A divulgação do seu produto ou serviço deve ser bem elaborada e traçar os canais ideais de comunicação e saber onde estão seus clientes, são itens de extrema importância, para se criar ações que engajem e atraiam seu público-alvo.

6- Inovar:
Citamos acima a abertura de novos negócios a todo instante no Brasil, lembra? Agora vamos imaginar, quantas delas conseguem inovar no mercado? Tenha sempre em mente ideias simples e criativas, que possam trazer soluções para seus consumidores. Abrir um negócio só visando lucro é um pensamento equivocado. Pesquise sobre tendências no ramo da sua atividade, procure artigos que citem cases de sucesso de grandes empresários, ou até mesmo pense em desenvolver novos produtos, serviços (que talvez antes você não pudesse oferecer, mas hoje pode), visando sempre solucionar os problemas de seus consumidores. Isso irá diferenciar seu negócio perante seus concorrentes e aumentar a potência da sua marca.

DICA OTIMIZE: No link a seguir você pode começar a planejar seu negócio com esta ferramenta GRATUITA de Business Model Canvas.
São vários modelos, para as mais diversas categorias de Empreendimentos. Clique aqui para criar seu modelo CANVAS!

 

EMPREENDEDOR DE SUCESSO ESTUDA MUITO:

ASSINE NOSSO CONTEÚDO E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS E MATERIAIS. É GRÁTIS!


Clicando você aceita os Termos de Uso