5 motivos para usar código de barras


É comum vermos o uso de códigos de barras nos mais diversos ramos mercadológicos, seja eles, uma empresa de pequeno, médio ou grande porte.
Mas você sabe afinal para que serve o Código de Barras?

Vamos listar abaixo CINCO motivos para usar esta representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos:

Controle de Estoque:
Existem softwares específicos de gestão de inventário no mercado para fazer a leitura dos mais variados produtos e suas respectivas quantidades, onde estes softwares podem ser usados em celulares ou computadores, por exemplo. Provavelmente existirá uma lista destes produtos enumerados e este software juntamente a um codescanner (ou leitor de código de barras) irá traduzir estes produtos para o sistema da empresa, gerando assim uma identificação algoritma.

Venda rápida:
O uso de código de barras é muito útil para se trabalhar em demandas muito elevadas de vendas, como por exemplo, as de supermercados, onde geralmente se acumulam grandes filas de clientes no caixa, na hora de passar o carrinho. Neste caso já existem equipamentos de leitura de códigos de barra para este ramo, onde o (a) funcionário (a) passa o produto na máquina para este então fazer a leitura, inclusive podendo ser somado manualmente a uma determinada quantidade do mesmo produto. Diminui-se assim, o tempo de espera do cliente até a conclusão da compra.

Rastreamento:
Bastante útil em serviços como controle de bagagens em aeroportos, facilitando assim a identificação, criando-se então etiquetas, referentes a cada passageiro. Deste modo é possível otimizar a gestão de rastreamento destas bagagens pelas empresas aéreas, evitando assim possíveis contratempos indesejados para seus passageiros.

Boletos:
Provavelmente uma das utilidades mais comuns do código de barras. O boleto foi criado para representar um título de cobrança pagável, onde este pode ser efetuado em Casas Lotéricas, Agências Bancárias, Correios, Supermercados, Internet, etc. Após a geração de um determinado boleto, existirá nele um determinado código de barra, que irá automatizar o pagamento no codescanner (ou leitor de código de barras).

Pesagem:
Não se adequa a um padrão único de código de barras (como o padrão EAN-13). Este procedimento é mutável, onde consegue-se alterar por exemplo, o preço ou peso de um determinado item ou seu lote como um todo. Desta forma, quando um certo produto for para a balança, o código de barras será emitido com um algoritmo já calculado para cada variável diferente desta mercadoria, onde seu preço final também será alterado.

Caso queira conhecer outros códigos de barra que são usados para fins específicos, veja outro artigo nosso clicando aqui!

 

EMPREENDEDOR DE SUCESSO ESTUDA MUITO:

ASSINE NOSSO CONTEÚDO E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS E MATERIAIS. É GRÁTIS!


Clicando você aceita os Termos de Uso