04 riscos que sua Empresa corre, caso não emita Nota Fiscal

É bem provável dizer que em algum momento da sua vida, em uma compra qualquer, você ou alguém que você conhece, já tenha comprado algum produto ou serviço sem se preocupar com a Nota Fiscal, certo? Apesar de ser uma prática comum, você sabia que não emitir Nota Fiscal gera problemas, principalmente para quem está na parte de trás de um balcão de loja?

 

Confira abaixo alguns motivos pelos quais Não emitir Nota Fiscal é prejudicial para qualquer Empresa:

1- Sonegação de Impostos

De acordo com o artigo 1º da lei 8.137/1990, comete sonegação de impostos a empresa que omite, adultera ou deixa de emitir nota fiscal em suas operações. Essa situação pode ser identificada por meio de auditorias da Receita Federal, ou mesmo a partir de consumidores que denunciem a prática.

Para se resguardar e evitar qualquer tipo de divergência, o ideal é que as notas fiscais emitidas sejam armazenadas de modo que possam ser consultadas facilmente em caso de necessidade.

Sendo assim, as empresas que buscam formas de driblar a carga de impostos cometem um crime contra a ordem tributária. O que pode ser extremamente prejudicial para suas operações.

 

2- Aplicação de Multas

Uma das sanções previstas para as empresas que sonegam impostos por não emitir nota fiscal é a aplicação de multas pela Receita Federal.

Nos casos em que a não emissão se dá de maneira intencional, a multa aplicada corresponde a 75% do valor da nota omitida. Quando elas são emitidas com informações erradas mas verificadas pela própria empresa, a multa corresponde a 20% de seu valor.

Além de serem cumulativas, as multas aplicada são compostas de juros moratórios, que podem elevar ainda mais a quantia devida pela empresa que comete esse tipo de infração.

 

3- Perda de Garantias

As informações contidas em uma nota fiscal também são imprescindíveis para contar com as garantias legais do produto adquirido. Essa segurança é importante tanto para os consumidores finais quanto para as empresas, que compram insumos, ferramentas, equipamentos etc.

Hoje em dia, muitos consumidores já conhecem essa desvantagem de adquirir mercadorias sem nota fiscal. Consequentemente, a omissão pode representar uma perda de vendas significativa para quem deixa de emitir esse documento.

 

4- Visão Negativa da Empresa

Os problemas envolvendo clientes não se resumem a apenas uma venda perdida. Essa atitude pode acabar por desenvolver uma imagem negativa que poderá ser difícil de dissociar do nome da empresa, resultando em prejuízos bem maiores.

A relação com outras empresas também pode ficar comprometida, visto que a maioria busca atuar de maneira legal, sempre cumprindo com suas obrigações. Dessa forma, muitas evitam fazer negócios com quem não emite nota fiscal.

Para acabar de uma vez com os problemas envolvendo a emissão de notas fiscais no seu negócio, a melhor solução é adotar um  sistema ERP!

O nosso Sistema automatiza a emissão de notas, armazenando-as e organizando-as de maneira rápida, prática e segura em Nuvem. Assim, você agiliza as operações e reduz os riscos envolvidos com a emissão deste documento.

EMPREENDEDOR DE SUCESSO ESTUDA MUITO:

ASSINE NOSSO CONTEÚDO E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS E MATERIAIS. É GRÁTIS!


Clicando você aceita os Termos de Uso